Oradores

Adriana Gonçalves
Licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade da Beira Interior (2015-2018) e mestre em Jornalismo pela mesma instituição. Defendeu a sua dissertação de mestrado sobre "As métricas de audiência nas redações: Os casos do Jornal de Notícias, Observador e Público" em 2020, obtendo uma classificação de 18 valores. Atualmente, frequenta o Doutoramento em Ciências da Comunicação na Universidade da Beira Interior e é Bolseira de investigação no LabCom, onde desenvolve a sua pesquisa sobre o uso de IA na produção de notícias. Em 2024, editou o livro "Inteligência Artificial e Algoritmos: Desafios e Oportunidades para os media". Atua na área de Ciências da Comunicação, com especial interesse na interseção do jornalismo com as tecnologias e, particularmente, com a Inteligência Artificial. Tem experiência como Professora Assistente na Escola Superior de Comunicação Social (IPL, Lisboa).
Alexandra Ferreira
Licenciada em Ensino de Matemática, pela Universidade de Aveiro, com o curso de especialização em Administração e Organização Escolar, pelo Instituto Europeu de Estudos Superiores.
Iniciou a carreira de docente em Aveiro lecionado, posteriormente, em várias escolas do país. A partir de 2003 passou a ser professora na Escola Básica da Ponte, onde desempenhou vários cargos. Está no Conselho de Gestão desde 2009/10, como adjunta e, mais tarde, como Sub-Gestora. Neste momento, é a Gestora da Escola da Ponte desde 2023.


Ana Cristina Leiria
Professora de Matemática da Escola Secundária Quinta das Palmeiras, Covilhã
Elsa Barbosa
Doutora em Ciências da Educação (Educação Matemática), mestre em Educação Matemática e licenciada em Matemática (Ensino de) pela Universidade de Évora. Membro integrado no Centro de Investigação em Educação e Psicologia da mesma universidade. Professora de Matemática exercendo, atualmente, o cargo de subdiretora do AE Manuel Ferreira Patrício. Foi Presidente da Associação de Professores de Matemática em Portugal. Participa em redes de investigação associadas a universidades federais no Brasil. Prestou apoio cientifico-pedagógico em projetos de avaliação. Os seus interesses de investigação são a educação matemática e a avaliação das aprendizagens, áreas nas quais tem publicações e participações em equipas de projetos, bem como em outras redes colaborativas.


Jesuíno Simões
Leciona Física e Química na Escola Secundária Quinta das Palmeiras, Covilhã
José Amoreira
Estudou Física na UL e na UC (onde obteve a licenciatura em 1990). Mestre em Física Teórica pela UC. Fez doutoramento na UBI em 2001, sob a orientação do Prof. Dr. Manuel Fiolhais (UC), em física de partículas (modelos de hadrões). É docente do departamento de Física da UBI desde 1991.


Marta Pereira
Licenciada em Matemática Aplicada (UÉvora) e mestre em Matemática e Aplicações (IST). Paralelamente à sua atividade docente no Instituto Politécnico de Beja, desenvolveu o interesse pela Educação STEAM, reforçando este conhecimento pela pós-graduação em Educação STEAM no Instituto Superior de Educação (ULisboa). Em 2019, fundou a MindTrain, dedicada a soluções inovadoras de aprendizagem STEAM com programação, robótica e impressão 3D. Recentemente, frequentou a pós-graduação em Transformação Digital no Ensino e Aprendizagem (ISCTE), consolidando a sua visão sobre práticas pedagógicas inovadoras apoiadas em tecnologias digitais, inteligência artificial e ambientes imersivos.
Michel Menezes
Licenciado em Engenharia Electrónica e de Automação pelo Instituto Politécnico de Gaia. Possui uma sólida experiência em gestão de projetos, automação industrial, electrónica aplicada e sistemas de controlo, adquirida em empresas como a BCN - Sistemas de Escritório e Imagem, SA, e a Motion Control i Västerås AB.


Ondina Espírito Santo
Licenciada em Ensino da Geologia pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, professora do grupo 520 no Colégio Vasco da Gama desde 1992; Diretora de Turma e professora de Ciências Naturais da turma-piloto do projeto iClass (2016-2019); Premiada no 1º Concurso do Professor Inovador da Microsoft Portugal, em 2006, com o projeto “A utilização da página web no ensino das ciências” e que representou Portugal no II Fórum Europeu de Professores Inovadores em Estocolmo.
Pedro Carvalho
Professor de Matemática do quadro de agrupamento da Escola Frei João de Vila do Conde. Em 2023/2024 foi professor em mobilidade no Centro Ciência Viva de Vila do Conde, onde desenvolveu projetos de Arte e Ciência. É licenciado em Ensino de Matemática pela Universidade de Évora, pós-graduado em Jogos e Complementos da Matemática pela Universidade Lusíada do Porto, pós-graduado em Dança Contemporânea – Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE), Porto e frequenta o mestrado em Artes Cénicas – Dança: Composição Coreográfica (ESMAE).


Filipe L.S Monteiro
Licenciado em Química Analítica (UA, 1988). Trabalhou na Indústria. Autor de 1 romance e 4 livros infantis. Colabora com o grupo de investigação REPAIR (UA) desde 2018, na procura de soluções ambientais para recuperação de elementos de alto valor económico e/ou estratégico, participando na escrita de alguns artigos científicos. Realiza sessões de promoção da Química com recurso ao ilusionismo.
Maria José Alves
Licenciada em Gestão e Planeamento em Turismo (UA, 2004), integrando estes projetos que ligam a “Ciência” à “Magia”, com a divulgação de fenómenos e conceitos científicos apresentados como verdadeiros efeitos mágicos. Os espectadores são assim surpreendidos por vários efeitos aparentemente impossíveis, mas em que "os mágicos" são os conceitos de ciência.


Sofia de Jesus
Professora do AE Rosa Ramalho e vencedora do Global Teacher Prize Portugal 2024. Licenciada, com distinção, em Biologia, pela Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra e Mestre (Excelente – «summa cum laude») em Ciências da Educação – Administração e Organização Escolar, pela Universidade Católica Portuguesa.
Sofia Damiana define-se como uma professora com as síndromes incuráveis de eterna estagiária e de perpétua aprendente, dotada de uma certa capacidade para a obsessão com os pormenores e imbuída de um forte compromisso com a melhoria contínua. É conhecida por criar cenários de aprendizagem que convocam as sete maravilhas da aprendizagem e personalizam os caminhos que levam os alunos a aprender, por tratar ao nível do sagrado a relação pedagógica com os seus «tantíssimo queridos alunos», por inspirar alguns a seguirem a carreira docente e, ainda, por se despedir sempre com um abraço [quase] perfeito!
Pedro Jerónimo
Investigador Auxiliar no LabCom – Laboratório de Comunicação da Universidade da Beira Interior, onde desenvolve investigação nas áreas dos media digitais, jornalismo de proximidade, desinformação e literacia mediática. Doutorado em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais pela Universidade do Porto e pela Universidade de Aveiro. Coordenou o projeto MediaTrust.Lab (2021–2025), dedicado ao reforço dos media regionais e à promoção da confiança pública e da cidadania informada. Atualmente, integra dois estudos nacionais que analisam diferentes dimensões da integração da Inteligência Artificial no jornalismo. Possui ampla experiência na análise do ecossistema informativo local em Portugal, o que tem impulsionado diversas colaborações científicas, tanto a nível nacional quanto internacional. É autor e coautor de dezenas de publicações académicas. Iniciou a sua carreira como jornalista na imprensa regional (impresso e digital), em Leiria.


João Magalhães
Professor Catedrático no Departamento de Informática da Universidade NOVA de Lisboa, e membro da Direção do centro de investigação NOVA LINCS. Movido pela ambição de aproximar a Inteligência Artificial da complexidade da inteligência humana, tem-se dedicado a explorar formas de tornar as máquinas capazes de compreender e responder a imagens, vídeos e linguagem natural. A curiosidade científica alia-se a um profundo interesse por resolver problemas reais, onde seja possível testar os limites da IA generativa e revelar o seu verdadeiro potencial através da criação de soluções originais. O trabalho desenvolvido pelo seu grupo tem sido reconhecido internacionalmente, com distinções em conferências de referência e competições como a Amazon Science. No presente, co-lidera o projeto AMALIA, uma iniciativa pioneira que procura desenvolver modelos de linguagem especializados, com aplicações concretas para a sociedade. Com uma visão aberta à colaboração e à descoberta de novo conhecimento, tem contribuído para projetos apoiados por instituições como a União Europeia, a FCT, a CMU|PT, a Amazon e a Google. Também tem desempenhado um papel ativo na comunidade científica, ajudando a moldar o futuro da área ao liderar conferências internacionais como a ACM Multimedia e a ECIR, entre outras.
Mário Martins
Doutorado em Sociologia (ISCTE-IUL), Mestrado em Políticas de Desenvolvimento dos Recursos Humanos (ISCTE-IUL) Formador, Consultor e Gestor de Formação desde 1998, Professor no Ensino Superior, Administrador do Forma-te (Portal da Formação e dos Formadores) e do Transforma-te (Caixa de Ferramentas Digitais) Especialista em Formação a Distância
