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Registo
out.. 03
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Sessão de Abertura
out.. 03
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A Revolução Criativa: Como a IA Generativa está a redefinir a Aprendizagem e a Criatividade
João Magalhãesout.. 03
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Pausa para café e Sessão de Posters
out.. 03
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As Ciências no Projeto Educativo "Fazer a Ponte"
Escola da Ponteout.. 03
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Professores Que Inovam, Ferramentas Que Inspiram - Explorar o poder da IA no ensino da ciência
Ondina Espírito Santoout.. 03
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Discussão sobre “Ensinar fora da caixa”. Novos projetos educativos e Inteligência Artificial
out.. 03
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Visita ao CIC-UBI
out.. 03
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Jantar do XI CCFC Momento Musical
out.. 03
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Oficinas
out.. 04
Evento XI Ciclo de Conferências da Faculdade de Ciências
starts on
03/10/2025, 13:00:00
(Europe/Lisbon)
"A Escola do Futuro é Hoje: Entre a Inovação STEAM e os Desafios da IA"
Palestra
Local: Anfiteatro Sessões Solenes
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03/10/25, 15:15
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03/10/25, 16:00
(Europe/Lisbon)
(45 minutos)
Marta Pereira
Marta Pereira
Licenciada em Matemática Aplicada (UÉvora) e mestre em Matemática e Aplicações (IST). Paralelamente à sua atividade docente no Instituto Politécnico de Beja, desenvolveu o interesse pela Educação STEAM, reforçando este conhecimento pela pós-graduação em Educação STEAM no Instituto Superior de Educação (ULisboa). Em 2019, fundou a MindTrain, dedicada a soluções inovadoras de aprendizagem STEAM com programação, robótica e impressão 3D. Recentemente, frequentou a pós-graduação em Transformação Digital no Ensino e Aprendizagem (ISCTE), consolidando a sua visão sobre práticas pedagógicas inovadoras apoiadas em tecnologias digitais, inteligência artificial e ambientes imersivos.
Como podemos reinventar a experiência de aprendizagem no ensino básico para envolver verdadeiramente os alunos da geração digital? Nesta comunicação, serão apresentados vários projetos desenvolvidos pela MindTrain em contexto escolar, integrando metodologias STEAM inovadoras com recurso a tecnologias emergentes como Realidade Aumentada (RA) e Inteligência Artificial (IA). Os projetos com implementação transversal desde o 1.º até ao 3.º ciclo do ensino básico, promovem aprendizagens significativas através de práticas pedagógicas alternativas e envolventes. Através de casos de estudo concretos, serão evidenciadas abordagens que potenciam o interesse, a criatividade e o pensamento crítico dos alunos, demonstrando como a tecnologia pode ser um catalisador para a motivação e o sucesso escolar.