-
Registo
out.. 03
-
Sessão de Abertura
out.. 03
-
A Revolução Criativa: Como a IA Generativa está a redefinir a Aprendizagem e a Criatividade
João Magalhãesout.. 03
-
"A Escola do Futuro é Hoje: Entre a Inovação STEAM e os Desafios da IA"
Marta Pereiraout.. 03
-
Pausa para café e Sessão de Posters
out.. 03
-
As Ciências no Projeto Educativo "Fazer a Ponte"
Escola da Ponteout.. 03
-
Professores Que Inovam, Ferramentas Que Inspiram - Explorar o poder da IA no ensino da ciência
Ondina Espírito Santoout.. 03
-
Discussão sobre “Ensinar fora da caixa”. Novos projetos educativos e Inteligência Artificial
out.. 03
-
Visita ao CIC-UBI
out.. 03
-
Jantar do XI CCFC Momento Musical
out.. 03
Evento XI Ciclo de Conferências da Faculdade de Ciências
starts on
03/10/2025, 13:00:00
(Europe/Lisbon)
Professora, o que vamos fazer hoje? - O cenário de aprendizagem «Quando os dinossauros ganham vida!» desmontado «fora da caixa»
Palestra
Local: Anfiteatro Sessões Solenes
-
04/10/25, 17:30
-
04/10/25, 18:15
(Europe/Lisbon)
(45 minutos)
Sofia de Jesus
Sofia de Jesus
Sofia Damiana Pires de Jesus, professora do AE Rosa Ramalho e vencedora do Global Teacher Prize Portugal 2024. Licenciada, com distinção, em Biologia, pela Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra e Mestre (Excelente – «summa cum laude») em Ciências da Educação – Administração e Organização Escolar, pela Universidade Católica Portuguesa.
Sofia Damiana define-se como uma professora com as síndromes incuráveis de eterna estagiária e de perpétua aprendente, dotada de uma certa capacidade para a obsessão com os pormenores e imbuída de um forte compromisso com a melhoria contínua. É conhecida por criar cenários de aprendizagem que convocam as sete maravilhas da aprendizagem e personalizam os caminhos que levam os alunos a aprender, por tratar ao nível do sagrado a relação pedagógica com os seus «tantíssimo queridos alunos», por inspirar alguns a seguirem a carreira docente e, ainda, por se despedir sempre com um abraço [quase] perfeito!
A pergunta «—Professora, o que vamos fazer hoje?» encerra a procura de segurança e de clareza, o querer saber com antecedência as tarefas, para uma preparação mental que diminua a ansiedade sobre o desconhecido e, ao mesmo tempo, a expetativa da novidade, por reconhecerem que a professora se desafia diariamente para que o espaço de aprendizagem seja um «lugar de uma experiência única, insubstituível e capaz, às vezes, de proporcionar uma experiência eufórica» (GUERREIRO, 2021: 333).
Nesta comunicação, desmontar-se-ão «fora da caixa» as metodologias de aprendizagem ativa implementadas, as tarefas de avaliação para as aprendizagens e das aprendizagens usadas e a forma como a dimensão digital, incluindo tecnologia emergente como a Realidade Aumentada (RA), foi integrada, com sentido e significado, para desenhar o cenário de aprendizagem «Quando os dinossauros ganham vida!».