-
Registo
out.. 03
-
Sessão de Abertura
out.. 03
-
A Revolução Criativa: Como a IA Generativa está a redefinir a Aprendizagem e a Criatividade
João Magalhãesout.. 03
-
"A Escola do Futuro é Hoje: Entre a Inovação STEAM e os Desafios da IA"
Marta Pereiraout.. 03
-
Pausa para café e Sessão de Posters
out.. 03
-
As Ciências no Projeto Educativo "Fazer a Ponte"
Escola da Ponteout.. 03
-
Professores Que Inovam, Ferramentas Que Inspiram - Explorar o poder da IA no ensino da ciência
Ondina Espírito Santoout.. 03
-
Discussão sobre “Ensinar fora da caixa”. Novos projetos educativos e Inteligência Artificial
out.. 03
-
Visita ao CIC-UBI
out.. 03
-
Jantar do XI CCFC Momento Musical
out.. 03
Evento XI Ciclo de Conferências da Faculdade de Ciências
starts on
03/10/2025, 13:00:00
(Europe/Lisbon)
Da organização à sala de aula: Um exemplo de Inovação Pedagógica de sucesso 6
Palestra
Local: Anfiteatro Sessões Solenes
-
04/10/25, 16:45
-
04/10/25, 17:30
(Europe/Lisbon)
(45 minutos)
Elsa Barbosa
Elsa Barbosa
Doutora em Ciências da Educação (Educação Matemática), mestre em Educação Matemática e licenciada em Matemática (Ensino de) pela Universidade de Évora. Membro integrado no Centro de Investigação em Educação e Psicologia da mesma universidade. Professora de Matemática exercendo, atualmente, o cargo de subdiretora do AE Manuel Ferreira Patrício. Foi Presidente da Associação de Professores de Matemática em Portugal. Participa em redes de investigação associadas a universidades federais no Brasil. Prestou apoio cientifico-pedagógico em projetos de avaliação. Os seus interesses de investigação são a educação matemática e a avaliação das aprendizagens, áreas nas quais tem publicações e participações em equipas de projetos, bem como em outras redes colaborativas.
As alterações sofridas na sociedade têm criado novos desafios à educação. A escolaridade obrigatória de 12 anos, trouxe um crescente acesso de jovens ao ensino básico e secundário, o que, associado às atuais dinâmicas sociais, tem colocado problemas de desajustamentos no que concerne às tradicionais metodologias de ensino.
Reconhece-se também que ao sistema de ensino básico e secundário é exigido um papel cada vez mais diversificado, aberto e envolvido com a sociedade. Diversificado por forma a ir ao encontro dos perfis de aprendizagem de cada um dos alunos. Aberto à sociedade em geral e à comunidade educativa em particular. O mundo atual, cada vez mais comlexo e global, exige que a escola esteja cada vez mais envolvida nas problemáticas sociais, contribuindo para a solução dos problemas, bem como o sucesso pessoal e educativo dos alunos.
Na realidade, o reconhecimento das limitações da educação tradicional para atuar na sociedade do conhecimento, como é considerada na atualidade, levou à necessidade de se inovar nos curricula e na forma de ensinar. Neste contexto, implementou-se uma gestão curricular e pedagógica, inovadora, capaz de estabelecer uma relação entre os alunos e o património cultural comum, que contribuiu para o desenvolvimento de aprendizagens significativas dos alunos.