Skip to Content
Evento XI Ciclo de Conferências da Faculdade de Ciências starts on 03/10/2025, 13:00:00 (Europe/Lisbon)
As Ciências no Projeto Educativo "Fazer a Ponte"
Palestra
Local: Anfiteatro Sessões Solenes - 03/10/25, 16:30 - 03/10/25, 17:15 (Europe/Lisbon) (45 minutos)
Escola da Ponte
Escola da Ponte
Alexandra Ferreira, licenciada em Ensino de Matemática, pela Universidade de Aveiro, com o curso de especialização em Administração e Organização Escolar, pelo Instituto Europeu de Estudos Superiores.
Iniciou a carreira de docente em Aveiro lecionado, posteriormente, em várias escolas do país. A partir de 2003 passou a ser professora na Escola Básica da Ponte, onde desempenhou vários cargos. Está no Conselho de Gestão desde 2009/10, como adjunta e, mais tarde, como Sub-Gestora. Neste momento, é a Gestora da Escola da Ponte desde 2023.
Cristiana Almeida, licenciada em Ensino de Matemática, pela Universidade do Minho e, anos mais tarde, realizou a Pós-graduação em Supervisão Pedagógica do Ensino da Matemática, pela mesma instituição de ensino superior.
Orientadora educativa neste projeto desde 2003/2004, tendo desempenhado diferentes funções, nomeadamente como orientadora educativa de Matemática no Núcleo de Consolidação e nos últimos doze anos, no Núcleo de Iniciação. No ano letivo de 2004/2005 Coordenadora do Núcleo de Consolidação. Foi também tutora, Coordenadora de Dimensão Lógico-matemática e elemento da EMAEI nos dois últimos anos letivos, entre outros papéis.
Desde julho de 2023, é também Coordenadora do Núcleo de Iniciação da Escola da Ponte.


A Escola Básica da Ponte é uma escola com práticas educativas que se afastam do modelo tradicional. Está organizada segundo uma lógica de projeto e de equipa, estruturando-se a partir das interações entre os seus membros. A sua estrutura organizativa, desde o espaço, ao tempo e ao modo de aprender exige uma maior participação dos alunos tendo como intencionalidade a participação efetiva destes em conjunto com os orientadores educativos, no planeamento das atividades, na sua aprendizagem e na avaliação.
Este projeto, assente em valores como a Solidariedade e a Democraticidade, orienta-se por vários princípios que levaram à criação de uma grande diversidade de dispositivos pedagógicos que, no seu conjunto, comportam uma dinâmica de trabalho e promovem uma autonomia responsável e solidária, exercitando permanentemente o uso da palavra como instrumento autónomo da cidadania.
A organização que esta Escola põe em prática inspira uma filosofia inclusiva e cooperativa que se pode traduzir, de forma muito simplificada no seguinte: todos precisamos de aprender e todos podemos aprender uns com os outros e quem aprende, aprende a seu modo.
Na Ponte, o significado que atribuímos à autonomia, não se coaduna com a ideia de isolamento ou individualismo, mas antes como autodeterminação no sentido do aluno, mais do que ser ouvido, ser decisor. A autonomia que o aluno tem nas suas escolhas, reflete-se num maior grau de envolvimento em todo o percurso.
Por sua vez, mecanismos de trabalho cooperativo desenvolvidos regularmente e uma aprendizagem integradora e holística, no sentido de estabelecer conexões entre diferentes áreas do conhecimento, analisar diferentes perspectivas, investigar, descobrir,  confere ao processo de aprendizagem verdadeiro significado, bem como suscita no aluno o desenvolvimento de competências gerais e atitudes essenciais para o seu futuro.